Quem está fazendo Upskilling para a tecnologia?

Antes de tudo, a IA, automação e as inovações tecnologias estão remodelando o modo como trabalhamos, aprendemos e crescemos. Assim, recursos como o upskilling se tornaram essenciais neste novo cenário. Por outro lado, as funções tradicionais, estão passando por transformações e a crescente demanda por talentos com conhecimento em tecnologia está crescendo. Conforme as organizações correm para se manter competitivas, indivíduos de diversos setores estão percebendo a necessidade urgente de se ajustarem.

Desde especialistas em marketing que utilizam ferramentas analíticas com tecnologia de IA a desenvolvedores de software que integram copilotos baseados em IA em seus processos profissionais, a atualização profissional é uma necessidade para todos os especialistas em tecnologia. Por isso, ficar parado não é opção. De fato, todos precisam se atualizar para se manterem competitivos e manterem seu lugar e perspicácia no mercado.

Este blog aborda o verdadeiro significa da atualização profissional e quem realmente está se atualizando no universo tecnológico.

O que é Upskilling?

Upskilling consiste no aprimoramento de habilidades novas ou avançadas para otimizar a performance e capacidades em sua função ou área profissional atual. Por outro lado, a tecnologia está transformando praticamente todos os segmentos. Por isso é que, consequentemente, profissionais estão aprendendo ferramentas digitais, programação, análise de dados, cibersegurança e IA – habilidades que as ajudam a se manter competitivas e preparadas para os desafios vindouros. Upskilling não implica voltar para a universidade por anos e pode ser realizado por meio de cursos de curta duração, workshops, bootcamps ou mesmo treinamentos online durante a noite e nos fins de semana.

Conforme o Relatório sobre o Futuro dos Empregos de 2025 do Fórum Econômico Mundial, 85% dos empregadores dizem que planejam qualificar seu quadro funcional  nos próximos anos . 

As pessoas optam por fazer upskilling por diversos motivos. O fundamental é se manterem relevantes num cenário profissional em constante e rápida transformação. À proporção que inovações remodelam os processos de trabalho, as funções evoluem e a automação assume tarefas rotineiras, os profissionais precisam se adaptar ou estão sujeitos ao risco de ficar para trás. A rentabilidade do investimento (ROI) é clara: aqueles que se qualificam frequentemente obtêm maior estabilidade no emprego, promoções e aumentos salariais. Para as organizações, a qualificação profissional aumenta a produtividade, a inovação e a fidelização de funcionários. É mais econômico treinar os funcionários atuais do que contratar novos talentos. 

Quem está fazendo upskkiling na esfera tecnológica em 2025?

A qualificação profissional está acontecendo em todos os setores e áreas. Apresentamos cinco perfis principais de profissionais qualificados em 2025:

1. Grandes Realizadores

Estes são os empreendedores que estão indo bem, mas sempre buscam mais. Eles estão ascendendo rapidamente e veem as habilidades tecnológicas como uma alavanca para decisões mais inteligentes, melhor desempenho e maior impacto. Diferentemente de esperar pelas transformações que os atinja, eles estão correndo para liderá-la. Eles querem evoluir para sua melhor versão e empregar as ferramentas mais atualizada a seu favor.

“Sou gerente de produto e, quando percebi como a IA estava mudando tudo, percebi que não podia ficar parada. Me matriculei um treinamento depois do expediente, aprendi as ferramentas e comecei a aplicá-las imediatamente. Agora estou mais aguçada, mais veloz e entregando valor como jamais antes.” – Isabelle R., Amsterdã

2. Funcionários procurando pelo próximo emprego

Alguns funcionários não estão mudando de carreira, apenas procurando pelo próximo emprego. Talvez seja uma nova equipe, uma nova instituição ou apenas uma função mais avançada. O problema? As vagas de emprego agora requerem que eles conheçam ferramentas e tecnologias que nunca usaram, como o ChatGPT e demais soluções de IA. Então, eles querem fazer upskilling para um processo de seleção e rumo à próxima oportunidade profissional. Eles fazem cursos e workshops específicos para suprir deficiências em seus currículos e seguir em frente – mais inteligentes, mais perspicazes e mais confiantes.

“O emprego que eu almejava dizia ‘conhecimento prático em Python e SQL’. Então, me inscrevi em num programa e fiz de SQL e Python o meu ponto forte. Não foi fácil conciliar trabalho e estudo, mas eu tinha certeza de que o esforço valia a pena. Quando fui entrevistado, pude mostrar projetos e planilhas reais que criei com Python e SQL e consegui a oferta dos meus sonhos.” – Tarek A., Dubai.

3. Profissionais que desejam uma promoção

Por vezes, o único obstáculo que o separa de uma promoção é uma competência que você ainda não domina. Assim, uma nova habilidade tecnológica o diferencia dos demais candidatos internos e o posiciona como um eterno aprendiz com uma postura direcionada a se desenvolver profissional. Esses profissionais buscam ascensão interna e sabem que isso significa entender a tecnologia que impulsiona sua equipe. Sejam no segmento de RH, operações ou finanças, eles estão adicionando conhecimento tecnológico ao seu repertório para assumir mais responsabilidades e liderar com confiança.

Eu queria ser o candidato mais forte para a vaga de líder de equipe que surgiu. Inscrevi-me em um treinamento sobre visualização de dados e comecei a experimentar ferramentas como Power BI. Em pouco tempo, eu estava criando painéis, automatizando relatórios e ajudando minha equipe a gerar decisões mais inteligentes. Agora, estou treinando outras pessoas e estou na fila para uma posição de gerência sênior. – Sam L., Toronto

4. Funcionários em funções transformadas pela IA

Algumas funções não estão sendo substituídas pela IA, mas estão definitivamente evoluindo. Com a Inteligência artificial automatizando as partes chatas, suas funções tornam-se mais estratégicas. Isso significa aprender a utilizar ferramentas, aplicá-las, interpretar resultados e tomar decisões aprimoradas. Esses profissionais de treinamento em IA estão se adaptando em real time.

“A IA não acabou com o meu trabalho, ela o elevou ao próximo nível. No começo, fiquei com receio de que ela me substituísse, porque muitas das minhas tarefas de programação foram automatizadas. Mas então comecei a usar ferramentas como o GitHub Copilot e o Tabnine para incrementar a excelência de meu trabalho e aprimorar a qualidade de meu código. Agora, me concentro em arquitetura e na solução de problemas, sentindo-se mais segura na minha função.” – Georgia V., Atenas

5. Funcionários enviados por seu empregador

Empresas inteligentes não querem perder bons profissionais. Elas querem focar no desenvolvimento deles. Esses funcionários recebem vagas em treinamentos de qualificação profissional porque a gerência enxerga seu potencial. Não é meramente sobree ROI imediato, mas sim sobre desenvolver talentos em uma perspectiva duradoura. Esses profissionais se sentem valorizados, motivados e aptos a assumir novos desafios dentro da mesma organização. Às vezes, eles precisam se comprometer a permanecer na empresa por um determinado período após o treinamento de qualificação profissional.

“Minha empresa precisava de alguém com habilidades em automação e me escolheram para aprimorar minhas habilidades. Inscrevi-me em um bootcamp de tecnologia, aprendi as ferramentas e rapidamente comecei a aplicá-las em projetos reais. Me senti genuinamente valorizado e até assinei um termo de compromisso para permanecer na empresa por mais um ano. É gratificante saber que estão investindo em mim porque enxergam meu potencial.” – Daniel M., Munique

Esses perfis não são mutuamente exclusivos. Muitos upskillings são movidos por uma mistura de ambição, necessidade e oportunidade. Uma coisa é certa: em 2025, o upskilling em tecnologia será fundamental para aqueles que aspiram se manter à frente.

Abordagem para Upskilling da Wawiwa

A Wawiwa é uma provedora global de educação para tecnologia que oferece programas à prova de IA e cursos de atualização adaptados às últimas tendências do setor. 

Dessa forma, para profissionais que já atuam no setor, oferecemos cursos de qualificação digital em IA , Desenvolvimento de Software , Análise de Dados e Cibersegurança . 

Finalmente, esses cursos têm visam equipar os funcionários com habilidades de ponta que atendam às crescentes demandas do mercado de tecnologia. Por outro lado, as organizações podem incluir esses cursos para qualificação no seu planejamento de desenvolvimento de sua força laborativa, ajudando suas equipes a se manterem à frente dos avanços do segmento e aumentando sua competitividade geral. Ao firmar parceria com a Wawiwa, as corporações podem garantir que seus funcionários estejam equipados com meios e o saber indispensáveis para se destacarem em seus ramos de atuação.

Compartilhe este post:

Posts relacionados

Em primeiro lugar, tivemos a satisfação de entrevistar Dor Yerushalmi , Gerente de Operações Educacionais da Wawiwa Tech, para discutir estratégias e abordagens para edificar módulos de instrução em tecnologia de alto impacto no treinamento em tecnologia. Abordamos desde a adequação dos programas aos requisitos locais até a incorporação de...

Em primeiro lugar, bons cursos de cibersegurança são essenciais para se destacar no mercado atual. Mas, como entrar nesse mercado e garantir um emprego de destaque caso não tenha nenhuma experiência no ramo de cibersegurança? A resposta está em escolher o treinamento certo. Este blog explora os melhores cursos de...

Em primeiro lugar, o Relatório sobre o Futuro do Trabalho 2025 do Fórum Econômico Mundial oferece uma perspectiva acerca da evolução do cenário laboral no período de 2025 a 2030. Dessa forma, baseado em dados de mais de 1.000 empregadores globais, o relatório destaca as principais tendências que estão remodelando...

Dê o Primeiro Passo Rumo à Carreira em Tecnologia

Gostaríamos muito de lhe oferecer uma consultoria gratuita em carreira! Basta deixar seus dados abaixo e entraremos em contato em breve.
Teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas!