Antes de tudo, a IA e a automação estão remodelando o contingente de profissionais global. Conforme as máquinas assumem tarefas repetitivas e previsíveis, estamos testemunhando uma grande mudança no mercado profissional. Segundo o levantamento sobre o Futuro dos Empregos de 2025 do Fórum Econômico Mundial, espera-se que 92 milhões de postos de trabalho serão substituídos, mas a boa notícia é que 170 milhões de novas oportunidades serão criadas.
Assim, essa transformação torna a requalificação e a atualização uma necessidade. Dessa forma, pessoas de todas os setores buscam novas profissões e as competências exigidas para prosperar na era da Inteligência artificial.
Por outro lado, este blog explora quem está dando o salto para o campo da tecnologia e de que maneira eles estão se preparando para carreiras na área.
Ensine um homem a programar e ele comerá para o resto de sua existência.
Uma pessoa sábia afirmou certa vez: Quando a economia fica difícil, os difíceis se aposentam. Dessa forma, com a crescente lacuna de habilidades tecnológicas e a expansão do ambiente laboral digital, uma das atitudes mais inteligentes que um indivíduo pode tomar é se inscrever em programas de treinamento em tecnologia que levem a empregos bem remunerados e com alta demanda.
Contudo, exige-se uma garra especial para interromper seu caminho atual e se comprometer a aprender uma profissão totalmente nova. Neste sentido, no melhor dos cenários, concluir um ciclo de formação em treinamento em tecnologia leva meses de esforço concentrado.
Então, quais são os indivíduos ousados que escolherão se requalificar e se tornar profissionais de tecnologia em 2025?
Os perfis dos alunos de treinamento técnico
Requalificados para Tecnologia – Graduado Universitário
1. Recém-formados em universidades e faculdades
Muitos diplomas acadêmicos simplesmente não são práticos. Diplomas sofisticados, mesmo das instituições de maior prestígio, não necessariamente garantem empregabilidade. Isso se torna ainda mais evidente em uma crise econômica, quando pode haver centenas de candidatos experientes para cargos de nível básico. Afinal, alguns desses graduados buscam treinamento em tecnologia como solução para seus problemas. Ansiosos para iniciar suas carreiras, eles buscam treinamento prático em profissões bem remuneradas e com alta demanda.
Devo ter enviado centenas de currículos. Parece que ninguém quer entrevistar alguém com formação em artes liberais e sem experiência. Por isso, agarrei a conjuntura e me inscrevi num programa de Analista de Dados quando percebi que se torna desafiador encontrar boas oportunidades de emprego neste tipo de economia. – Lindsay J., Raleigh
Requalificação para Tecnologia – Desempregado
2. Os desempregados
Ser demitido é uma pena, mas como disse Alexander Graham Bell, “quando uma porta se fecha, outra se abre”. O desemprego lhe dá a chance de recalcular seus projetos de carreira, sem mencionar a liberação do período necessário para isso. Para os que sempre sonharam em entrar no ramo da tecnologia, ser demitido pode revelar-se na melhor coisa que já aconteceu.
Recentemente, grandes empresas como Microsoft, Amazon e Bloomberg demitiram milhares de colaboradores ao mudarem suas operações e otimizarem suas funções devido à implementação da IA. Embora essas mudanças sinalizem uma disrupção, elas também destacam para onde a economia está se dirigindo, e os profissionais de tecnologia estão em alta demanda. Os mais ambiciosos agora buscam capitalizar essa demanda, especialmente porque perceberam que não existe a necessidade de um diploma de 3 a 4 anos ou de mensalidades exorbitantes para ingressar no mercado.
“Quando recebi minha carta de demissão, fiquei em choque total. Não sabia como proceder. No entanto, depois que consegui relaxar, percebi que ser demitido foi uma bênção disfarçada — eu nunca gostei do meu trabalho e sempre sonhei em me tornar desenvolvedor de software, porém, com um emprego de tempo integral, nunca consegui encontrar tempo para averiguar as etapas para atingir meu objetivo.” – Francis D., Paris
3. Trabalhadores impactados pela IA
De representantes de atendimento ao consumidor e digitadores a assistentes jurídicos e redatores de conteúdo, muitos empregos antes considerados seguros agora estão sendo automatizados. Ver sua função ser transferida para um algoritmo ou chatbot pode ser frustrante. Mas muitos estão optando por mudar de carreira, Em vez de entrar em pânico. No lugar de resistir à onda de mudanças, estão se requalificando para funções tecnológicas com menor chance de serem substituídos e mais inclinados a trabalhar em conjunto com a IA do que contra ela. Esses profissionais estão aprendendo a programar, analisar dados ou mesmo a desenvolver ferramentas de IA de forma independente.
“Eu trabalhava com moderar de conteúdos, porém, quando a empresa introduziu um novo sistema de IA, metade da nossa equipe foi demitida. Foi assustador, mas eu não queria mais ficar à mercê da tecnologia, eu queria entendê-la. Então, me inscrevi num curso de Desenvolvedor Frontend. Agora estou aprendendo as habilidades para me manter na vanguarda e construir um futuro melhor para mim.” – Joel S., Berlim
Requalificação para Tecnologia – Millenials
4. Millenials
A geração Y atingiu a maioridade durante a crise financeira de 2008 e agora se encontra em um momento marcado pela incerteza econômica, pelo aumento do custo de vida e pela rápida transformação tecnológica. Muitos se sentem presos a empregos instáveis, com pouco crescimento ou realização. Frequentemente, veem o ensino superior como uma despesa desnecessária e, muitas vezes, optam por faltar à escola, a menos que encontrem um programa relativamente curto, que complemente sua personalidade e estilo de vida e os ajude a chegar aonde desejam.
“Não tinha a mínima chance de pagar milhares de dólares em empréstimos estudantis para desperdiçar quatro anos festejando com atletas e líderes de torcida. Meu objetivo é entrar no mercado profissional para ganhar dinheiro suficiente para fazer minha arte.” – Mike F., Williamsburg
Requalificação para Tecnologia – Funcionário
5. Empreendedores e Freelancers
Fundadores de startups e profissionais autônomos estão sempre em busca da próxima grande novidade, e em 2025, isso significa IA. Em vez de substituí-los, a IA está, na verdade, criando oportunidades para inovação, desenvolvimento de produtos e startups disruptivas. Os fundadores querem prototipar mais rápido e automatizar os processos iniciais. Freelancers estão expandindo suas habilidades para atender à crescente demanda por serviços com inteligência artificial e conhecimento tecnológico. Embora a IA agora possa lidar com muitas tarefas, ela não pode fazer tudo sem humanos. As ferramentas ainda precisam de direção criativa, pensamento estratégico e conhecimento técnico para gerar valor real.
Como profissional freelancer de marketing digital, imaginei que poderia facilmente dobrar minha renda aprendendo ferramentas de design e IA. Claro, a IA pode gerar muita coisa, mas só se você souber como orientá-la. Agora, eu não apenas executo as campanhas publicitárias, eu crio os criativos e uso a IA para escalar os resultados. Ofereço um serviço completo que é mais rápido, mais inteligente e muito mais lucrativo. — Nikola M., Belgrado
Requalificação para Tecnologia – Trainee MOOC
6. Alunos on-line e participantes do Bootcamp
Cursos online abertos e massivos (MOOCs) e micro credenciais só levam você até determinado ponto. Muitos participantes dessas modalidades de cursos intensivos percebem que cursos de curta duração e treinamentos online sob demanda, na melhor das hipóteses, garantem a primeira entrevista. Esses candidatos buscam levar as competências que começaram a desenvolver para um patamar superior e migrar para centros de treinamento especializados em requalificação tecnológica para fazer exatamente isso.
“Achei que concluir um curso da Coursera me levaria para o setor de tecnologia. Eu estava enganado. Não consegui nem fazer o teste que um possível empregador me passou. Sem um treinamento sério e intensivo, que inclua tarefas de casa, exercícios e projetos além de participar de uma aula online, é quase impossível conseguir uma vaga no campo da tecnologia.” – Ramesh Patel, Pune
Abordagem de Requalificação da Wawiwa
A Wawiwa é uma provedora global de educação tecnológica que oferece programas de requalificação à resistentes à IA. E, em consequência, cursos de atualização adaptados às últimas tendências do setor.
Não apenas ensinamos IA, mas também respiramos IA. Mas, incorporamos IA em cada um dos locais possíveis e em todas as nossas ofertas de treinamento, métodos de pedagógicos e processos internos – para acompanhar as tendências do setor e atender às demandas em constante mudança de nossos parceiros e alunos em escala global.
Oferecemos programas de requalificação tecnológica em campos como Desenvolvimento Fullstack, Análise de dados e Segurança Cibernética, preparando pessoas para ingressar no mercado profissional em apenas 6 a 9 meses, mesmo sem experiência prévia. Mais de 70% dos formandos da Wawiwa conseguem um emprego no segmento da tecnologia em até 2 meses após a formatura. Nossos programas são voltados àqueles que estão mudando de carreira e deseja ingressar no ramo da tecnologia de forma rápida e eficaz.
Para profissionais já atuantes na área, oferecemos cursos de aperfeiçoamento em IA, Desenvolvimento de Software, Análise de Dados e Segurança Cibernética. Esses cursos ajudam você a se manter competitivo, aprimorar sua expertise e desenvolver sua carreira no cenário tecnológico em rápida evolução.
Finalmente, o mercado potencial para requalificados é infinito. Os seis perfis de pessoas mencionados, e inúmeros outros tipos por aí, buscam uma maneira eficaz de se requalificar para a área de tecnologia. Esperamos que muitos deles tenham sucesso e alcancem o Santo Graal: uma carreira na área de tecnologia que lhes agrade e que os sustente, assim como suas famílias, em qualquer situação econômica.