Habilidades interpessoais e trabalho em equipe competências essenciais para especialistas em tecnologia

O mercado laboral em tecnologia está em constante transformação, e, hoje, prioritariamente, as empresas buscam profissionais não apenas tecnicamente capacitados. Mas, que dominem habilidades interpessoais e o trabalho em equipe. Dessa forma, segundo o relatório Global Talent Trends do LinkedIn, 57% dos líderes afirmam que essas aptidões são mais importantes que conhecimentos técnicos para conquistas na carreira.

Antes de tudo, este guia apresenta as competências interpessoais essenciais para especialistas de tecnologia em 2026, e justifica porque são tão valorizadas. E assim, mostra como a Wawiwa Tech integra o ensino dessas soft skills em seus programas de capacitação, preparando profissionais completos e prontos para o mercado.

O que são habilidades interpessoais e qual motivo que importam tanto?

Antes de tudo, habilidades interpessoais e o trabalho em equipe são características pessoais e capacidade de diálogo que favorece a interação efetiva com colegas, clientes e demais stakeholders no ambiente profissional. Dessa forma, elas abrangem traços como empatia, escuta ativa, conciliação e colaboração.

Apesar de difíceis de quantificar, elas influenciam diretamente a produtividade, o espaço profissional a performance global da equipe. Estudos da Universidade de Harvard indicam que trabalhadores com fortes habilidades interpessoais têm Mais suscetível a receber promoções e aumentos salariais.

Além disso, ambientes altamente automatizados aumentam a busca por competências que máquinas não substituem: como comunicação, criatividade e raciocínio crítico. Por isso, investir nelas é preparar-se para o futuro.

Diferença entre Habilidades Técnicas e Interpessoais

Enquanto as aptidões técnicas envolvem conhecimento específico de linguagens de programação. Por outro lado, plataformas e ferramentas (como React, Python, AWS), as habilidades interpessoais são mais voltadas às qualidades humanas, como comunicação clara e colaboração em equipe.

Essas competências interpessoais são transferíveis entre cargos e setores, o que as tornam um diferencial competitivo duradouro. Já as técnicas podem ficar obsoletas com as rápidas mudanças tecnológicas.

habilidades interpessoais e trabalho em equipe mais valorizados para especialistas em Tecnologia

1.     Habilidades interpessoais

habilidades interpessoais referem-se à habilidades de se relacionar eficazmente com outros em uma circunstância pessoal ou profissional. Isso inclui habilidades como escuta ativa, empatia e solução de disputas.

As aptidões interpessoais são cruciais para os funcionários porque os ajudam a construir relacionamentos saudáveis com colegas, clientes e consumidores. Isso colabora para um espaço profissional mais tranquilo e produtivo. Uma enquete da Harvard University sugeriu que trabalhadores com boas aptidões interpessoais são passíveis de receber promoções e aumentos salariais.

2.     Comunicação Eficaz

Comunicar ideias claramente, seja verbalmente, por escrito ou virtualmente, é relevante para os funcionários no conjunto dos setores e níveis hierárquicos. Pois permite que eles compartilhem informações de maneira transparente e eficaz, colaborem com outros colegas e construam relacionamentos sólidos com clientes e colegas.

A comunicação Interpessoal também ajuda os funcionários a evitarem mal-entendidos, solucionar conflitos e fornecer feedback, podendo contribuir para um desempenho eficaz e produtividade.

De fato, um estudo (e livro) da National Soft Skills Association verificou que 85% do êxito profissional provém de habilidades interpessoais bem desenvolvidas, como oratória. E uma pesquisa da National Association of Colleges and Employers divulgou que as comunicações verbal e escrita são as aptidões interpessoais mais procuradas pelos empregadores.

3.     Raciocínio crítico

No relatório anual de 2020 do Fórum Econômico Mundial (WEF) , o raciocínio crítico e a solução de problemas lideram o rol de habilidades interpessoais que os empregadores acreditam que ganharão destaque nos próximos cinco anos. Essas aptidões têm consistentemente obtido as pontuações mais altas desde 2016.

, fundamentalmente, os empregadores estão contratando pessoas aptas a improvisar, principalmente diante da natureza mutável do espaço profissional. Pessoas com habilidades de raciocínio crítico conseguem enfrentar problemas complexos analisar prós e os contras de diferentes soluções. Ademais, tudo isso usando lógica e raciocínio, em vez de confiar apenas na intuição.

4.     Gestão do Tempo

A gestão do tempo refere-se à aptidão de controlar o próprio tempo de forma eficaz, priorizar tarefas e manter-se organizado. Isso inclui habilidades interpessoais como definir metas, delegar tarefas e evitar a procrastinação. Assim, habilidades eficazes de gestão do tempo também podem auxiliar os funcionários a reduzirem o estresse, melhorar a harmonia entre vida individual e profissional e prevenir a síndrome de burnout.

Na verdade, uma pesquisa da Harvard Business Review verificou que os trabalhadores que gerenciam seu tempo de forma eficiente têm mais chance de estarem engajados e menor chance de sofrerem de burnout, e também uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia também revelou que os trabalhadores que eficientes em gerenciar o seu tempo têm maior chance de se declararem realizados com seus empregos.

5.     Gestão de Projetos

A gestão de projetos envolve a organização, planejamento, e coordenação dos recursos para atingir objetivos específicos. Isso inclui habilidades como definir prazos, delegar tarefas e inspecionar o progresso.

Essas habilidades interpessoais permitem que um funcionário planeje, organize e execute projetos com eficácia, alocando recursos eficientemente, reduzindo custos para suas empresas inclusive aumentando a satisfação do cliente.

Um estudo do Project Management Institute verificou que organizações com práticas maduras de coordenação de projetos alcançam resultados mais efetivos, maiores índices de satisfação do cliente do que empresas sem essas práticas.

Esforço coletivo

O esforço coletivo em equipe refere-se a habilidades interpessoais de trabalhar em colaboração com outros colaboradores para alcançar um proposito comum. Isso pode incluir habilidades como comunicação, solução de problemas e de conflitos.

No ramo de tecnologia, praticamente não existem mais trabalhos para “lobos solitários”. A figura de um programador sentado sozinho em frente a um computador em um porão escuro é coisa do passado. Os desenvolvedores eficazes de atualmente programam, trabalham com big data e colaboram diariamente com equipes diversas de desenvolvedores, gerentes de produto, profissionais de marketing e vendedores.

A Harvard Business Review verificou que os times resolvem problemas mais rapidamente quando são mais diversos. Para pensar fora da caixa, precisamos sair da nossa zona de segurança e trabalhar em grupo para conseguirmos nos comunicar com eficiência com os outros.

6.     Atendimento ao Cliente

Escuta ativa, empatia e solução eficiente de problemas fortalecem a credibilidade e fidelização. Boas habilidades interpessoais de atendimento ao cliente, como escuta ativa, empatia e resolução de problemas, podem auxiliar os especialistas de tecnologia a construírem confiança e estabelecer relacionamentos positivos com os clientes, podendo levar ao aumento da fidelização e da satisfação do cliente.

Sem dúvidas, uma pesquisa da Harvard Business Review verificou que as corporações que priorizam a experiência do cliente alcançam taxas de retenção de clientes maiores e maior crescimento da receita. Uma pesquisa da Salesforce indicou que 80% dos clientes afirmam que a vivência proporcionada por uma empresa é tão relevante quanto seus produtos e serviços.

7.     Habilidades de Apresentação

Habilidades de apresentação são habilidades interpessoais cruciais para o conjunto dos funcionários, pois permitem que eles comuniquem ideias com eficácia, envolvam e convençam o público e demonstrem seus conhecimentos e experiência.

Ademias, habilidades de apresentação eficazes incluem clareza e objetividade, utilização dos recursos visuais interessantes e comunicação confiante. Esses elementos ajudam os funcionários a transmitirem sua mensagem com clareza e causar uma boa impressão no público.

Segundo uma enquete feita pela Prezi , 70% dos americanos empregados concordam que estar apto a fazer uma boa apresentação é altamente relevante para progredir na carreira. 

8.     Criatividade

Ao discutir o espaço profissional automatizado, a Forbes afirmou que, como as máquinas não conseguem replicar facilmente a capacidade humana de imaginar, criar e sonhar, aqueles com alta criatividade serão mais requisitados no futuro laboral.

Em suma, com diversas tecnologias surgindo, as empresas precisarão de novos jeitos de pensar, tornando a criatividade humana um ativo importante. A inteligência artificial poderá ser o futuro tecnológico, mas, por enquanto, são os humanos criativos que ensinam as máquinas a pensarem.

9.     Mentalidade de Crescimento

Originalmente cunhado pela professora de Stanford e pioneira em pesquisas sobre motivação, Carol Dweck , o conceito de mentalidade de crescimento é referido à crença que os talentos devem ser aprimorados através de trabalho árduo e feedback.

Empresas com cultura corporativa de habilidades interpessoais com mentalidade de crescimento relatam ter funcionários mais empoderados, leais e inovadores, enquanto empresas com uma cultura de mentalidade fixa relatam funcionários que recorrem a atalhos, enganos e outras práticas tóxicas.

Por outro lado, um especialista de tecnologia com mentalidade de crescimento entende que desenvolver habilidades e mantê-las atualizadas através de aprimoramento profissional leva a conquistas maiores. E assim, ele está disposto a assumir novos desafios, aprender com seus erros e expandir ativamente seu conhecimento.

Como Desenvolver e Praticar habilidades interpessoais e trabalho em equipe na Prática?

O mecanismo para aprimorar essas soft skills está no contexto de aprendizado colaborativo e experiencial. Por exemplo, trabalhar em pares, realizar revisões de código entre colegas e colaborar em projetos reais são estratégias que potencializam a comunicação, o feedback construtivo e criatividade.

O Compromisso da Wawiwa Tech no Ensino das habilidades interpessoais e trabalho em equipe

A Wawiwa Tech entende que formar um profissional apto para o mercado atual exige mais conhecimento técnico. Assim, a metodologia proprietária Job-Effective Training (JET) promove o aprendizado integrado, simulando o dia a dia nas funções de desenvolvedor full-stack ou analista de dados.

Finalmente, essa abordagem permite que o treinando desenvolva habilidades interpessoais gradualmente autonomia no estudo e prática, além de aprimorar sua comunicação e trabalho em times, habilidades valorizadas por recrutadores e líderes.

  • Eran Lasser, fundador e CEO da Wawiwa Tech, ressalta: “Não basta saber programar. O candidato deve demonstrar criatividade, capacidade de resolver problemas, empatia e saber comunicar seu trabalho para conquistar a vaga e crescer na empresa.”

Compartilhe este post:

Posts relacionados

O Product Management (gestão de produto) e Profissional de Marketing de Produto são duas funções intimamente relacionadas, porém, distintas na tecnologia. Gerentes de Produto e Gerentes/Especialistas em Marketing executam papéis cruciais para concepção e publicidade dos produtos tecnológicos, mas seus deveres, aptidões e experiências podem variar bastante. Dessa forma, compreender...

Em primeiro lugar, quando falamos de inteligência artificial inovadora, a Gen IA está no centro das atenções. Modelos Generativos (GenIA) ou modelos de ia generativa, tipo o ChatGPT, situam-se entre as inovações mais avançadas em desenvolvimento atualmente. Dessa forma, essa modelagem pode produzir textos humanizados, e potencialmente revolucionar setores como...

Antes de tudo, a requalificação profissional (reskilling) e o aprimoramento profissional (upskilling) são estratégias complementares e necessárias para manter sua empregabilidade num mercado movido por automação e IA. Assim, a requalificação profissional é essencial, dados os desafios desse cenário. Além disso, organismos internacionais projetam que 54% dos trabalhadores precisarão de...

Dê o Primeiro Passo Rumo à Carreira em Tecnologia

Gostaríamos muito de lhe oferecer uma consultoria gratuita em carreira! Basta deixar seus dados abaixo e entraremos em contato em breve.
Teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas!