Ensino híbrido: o futuro da educação

Agora é a época perfeita para repensar nossa abordagem à aprendizagem, especialmente através do ensino híbrido. Anteriormente à pandemia, já havia uma demanda clara por aprendizagem digital. E assim, até 2025, prevê-se que o mercado global de e-learning atinja US$ 325 bilhões (R$ 1 trilhão e 783 bilhões, cotação em 17/12/2025). Dessa forma, como milhões de empregos foram perdidos na pandemia, as pessoas recorreram a treinamentos online para adquirir novas habilidades. Por isso, para ajudar no aprimoramento profissional, empresas como a Microsoft ofereceram acesso gratuito às ferramentas digitais.

No entanto, por conta da carência de comprometimento, envolvimento direto e eficácia em transferir conhecimentos comparativamente ao ensino convencional, a educação online não foi suficiente por si mesma. Capacitações online têm uma  taxa de evasão 20% superior  aos presenciais.

A educação convencional ainda é o recurso mais eficaz de aprendizagem, embora algumas disciplinas sejam mais adequadas para aprender individualmente ou em pequenas equipes.

O melhor dessas alternativas distintas está disponível pela modelagem de ensino híbrido, que harmoniza educação online (EAD) e presencial. Ele oferece flexibilidade, possibilitando aulas predominantemente presenciais com alguns materiais online. as turmas online incentivam a responsabilidade e participação em videoconferência.

A Wawiwa Tech, por exemplo, utiliza uma modelagem híbrida em seus programas, ajustando a   harmonia entre elementos offline e online conforme a necessidade. 

Mas o que é exatamente o ensino híbrido? O que é aprendizagem híbrida?

O ensino híbrido é um enforque didático que harmoniza métodos offline e online para propiciar vivências de aprendizado mais adaptável e eficaz. Ele incorpora a educação convencional em sala com recursos tecnológicos e tarefas online. Assim possibilita que os treinandos se beneficiem destas abordagens, com programas ministrados principalmente em formato presencial, enquanto também disponibilizam alguns materiais online.

Essa modelagem híbrida (identificada também como “aprendizado misto”) oportuniza que os treinadores ofereçam atenção individual a cada discente. E, simultaneamente que lhes garante aprender na sua velocidade. 

Ensino híbrido versus aprendizagem presencial

O ensino híbrido harmoniza aspectos tanto online quanto presenciais para propiciar um enfoque flexível e personalizado à educação. Comparativamente, o ensino híbrido favorece uma maior flexibilidade de horários e cadência de aprendizagem. Pois, os treinandos podem concluir parte do curso online e outras presencialmente.

O ensino híbrido favorece uma estratégia mista à educação, onde os treinandos se beneficiem tanto da interação presencial com educadores e outros discentes quanto da conveniência do aprendizado online.

Ensino híbrido versus aprendizagem online

Em comparação ao EAD, o ensino híbrido favorece uma vivência educacional mais estruturada e interessante. A educação online consegue ser conveniente, mas carece das responsabilidades e do comprometimento presencial. O ensino híbrido faz um meio-termo, faculta que os treinandos interajam com os colegas e educadores. E, simultaneamente beneficie os discentes pela flexibilidade do ensino EAD.

Ensino híbrido vs. aprendizagem virtual vs. EAD

O ensino virtual e a educação à distância (EAD) são formatos de aprendizagem online, no entanto, abordagem virtual geralmente é referida a aulas síncronas totalmente online (isto é, que ocorrem em videoconferência) e no caso do EAD, a cursos assíncronos (ou seja, os treinandos estudam o material do curso em sua própria velocidade).

Por incluir componentes presenciais, o ensino híbrido difere tanto do aprendizado virtual quanto da EAD (também chamado de educação remota). Embora a educação virtual e a EAD ofereçam mais flexibilidade em comparação à educação convencional presencial, podem carecer de interação social e do engajamento favorecidos pelo estudo presencial.

O ensino híbrido, por seu turno, favorece um método personalizado e flexível à educação, simultaneamente que inclui os ganhos de ter encontro presencial.

Quais são os ganhos deste modelo?

O ensino híbrido apresenta diversas vantagens, tais como:

  1. Flexibilidade: O ensino híbrido fornece aos treinandos a alternativa de estudar onde e quando quiserem. É possível conciliar horários e compromissos, frequentando turmas presenciais em alguns dias e realizando tarefas online em outros.
  2. Personalização: O ensino híbrido faculta experiências educacionais individualizadas. Quando for necessário, os educadores conseguem oferecer aos treinandos atenção mais individualizada, possibilitando que trabalhem em sua própria velocidade.
  3. Custo-benefício: O ensino híbrido consegue ser um método mais econômico para oferecer instrução, pois requer menos espaço na classe e pode reduzir custos em outros setores.
  4. Maior envolvimento: Níveis mais elevados de envolvimento e um entendimento mais profundo do assunto são alcançados pela interação híbrida, que promove o engajamento através de tarefas online interativas, conversas e trabalhos em equipe.
  5. Melhor retenção: adotar estratégias diferentes de ensino faculta ajudar os treinando a reter informações melhor, pois eles podem consultar recursos online e praticar habilidades em sua velocidade de aprender.
  6. Continuidade do aprendizado: Na hipótese de interrupção, como uma pandemia, conflitos ou um desastre natural, o ensino híbrido faculta a facilidade para adaptar-se para um modo totalmente online, garantindo que os treinandos possam continuar seus estudos sem grandes prejuízos.
  7. Melhor resultado do aprendizado: Combinar aulas presenciais com treinamento online incrementa os resultados, dado que os treinandos podem usufruir dos benefícios dos dois métodos. Apesar dos recursos da internet oferecerem uma maior diversidade informações digitais e chances de estudar de maneira individual, o treinamento presencial permite maior interação social e vivências práticas.

Exemplos de aprendizado Híbrido

Constatamos que o ensino híbrido é a melhor abordagem na maior parte das situações para gerar uma vivência educacional eficiente e flexível. Mas, como isso se apresenta na prática?

Aqui estão exemplos de aprendizado híbrido:

  • Método Flipped Classroom (aula Invertida): Nesta abordagem, os treinandos acompanham a videoaulas gravadas e realizam outras tarefas online antes de frequentarem aulas presenciais, onde podem fazer perguntas, participar de debates e interagir em projetos com outros treinandos.
  • Método Flexível: Nesta abordagem, os treinandos têm a alternativa de frequentar aulas presenciais ou participar de tarefas online, baseado em suas exigências e objetivos individuais.
  • Método da Rotação por Estações: Neste paradigma, os treinandos se alternam nas estações educacional que incorporam trabalhos online ao vivo ou offline. Uma estação pode conter computadores para estudo online, outra pode ter discussões ou projetos para pequenas equipes e uma terceira pode ter instrução conduzida pelo professor.
  • Método de Laboratório Online: Nesta abordagem, os treinandos concluem a maior parte do curso online, mas frequentam aulas práticas presenciais para aprendizado e experimentação.
  • Método HyFlex: Os treinandos do Modelo HyFlex têm a alternativa de frequentar aulas presenciais ou participar de tarefas de aprendizagem online, podendo também alternar entre modalidades de aprendizado conforme necessário ao largo do curso.

Primeiros passos

Eran Lasser é o CEO e fundador da Wawiwa Tech, uma empresa de treinamento profissional em tecnologia dedicada à sua missão de requalificar pessoas para profissões no ramo de tecnologia. A Wawiwa aplica ativamente o método híbrido em seus programas. Eran compartilha sua justificativa para escolher o Ensino híbrido:

“Décadas de experiência em formação pedagógica me mostraram que o ensino online não é adequado para todos. A abordagem presencial ainda é o caminho mais eficiente de ensinar. No entanto, conforme o mundo e muitas profissões do ramo da tecnologia migram para o espaço virtual, e o home office torna-se mais comum, os programas de treinamento também precisam ser flexíveis e encontrar o equilíbrio ideal entre a educação online (EAD) e presencial.”

Cada tópico deve ser estudado para encontrar a estrutura ideal para transmitir conhecimentos ou as habilidades. Além disso, períodos de lockdown podem exigir que as turmas sejam transferidas para o formato online, mesmo que essa modelagem educacional seja menos eficaz é melhor que não estudar.

Na Wawiwa, utilizamos um método educacional híbrido nos nossos parceiros locais de treinamento físicos no mundo inteiro, juntamente com sessões online, mas estamos prontos para alternar para um modelo totalmente online para nossos treinamentos quando necessário.”

Encontre um programa Wawiwa perto de você hoje mesmo e comece a se requalificar no ramo da tecnologia, aproveitando os ganhos do ensino híbrido.

Compartilhe este post:

Posts relacionados

O Product Management (gestão de produto) e Profissional de Marketing de Produto são duas funções intimamente relacionadas, porém, distintas na tecnologia. Gerentes de Produto e Gerentes/Especialistas em Marketing executam papéis cruciais para concepção e publicidade dos produtos tecnológicos, mas seus deveres, aptidões e experiências podem variar bastante. Dessa forma, compreender...

Em primeiro lugar, quando falamos de inteligência artificial inovadora, a Gen IA está no centro das atenções. Modelos Generativos (GenIA) ou modelos de ia generativa, tipo o ChatGPT, situam-se entre as inovações mais avançadas em desenvolvimento atualmente. Dessa forma, essa modelagem pode produzir textos humanizados, e potencialmente revolucionar setores como...

Antes de tudo, a requalificação profissional (reskilling) e o aprimoramento profissional (upskilling) são estratégias complementares e necessárias para manter sua empregabilidade num mercado movido por automação e IA. Assim, a requalificação profissional é essencial, dados os desafios desse cenário. Além disso, organismos internacionais projetam que 54% dos trabalhadores precisarão de...

Dê o Primeiro Passo Rumo à Carreira em Tecnologia

Gostaríamos muito de lhe oferecer uma consultoria gratuita em carreira! Basta deixar seus dados abaixo e entraremos em contato em breve.
Teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas!